BREAKING NEWS
Loading...

Uma nota para os miudos

"É um torneio para os jovens. Deixem os jovens jogarem. Acredite que o futebol não é apenas um esporte que emociona. O futebol também é um excelente passatempo." Com essas calorosas palavras, o presidente da FIFA Joseph S. Blatter recebeu os convidados que compareceram à 73ª edição do Torneio Juvenil FIFA/Blue Stars.
Divididos em dois grupos com cinco equipes cada, os dez clubes participantes fizeram de tudo para ficar com a primeira colocação das suas respectivas chaves, que garantia uma vaga na final da competição. Assim como no ano passado, o torneio sub-20 foi muito equilibrado e empolgante.
Além de quatro representantes da Suíça (o anfitrião Blue Stars, os dois clubes locais FC Zurich e Grasshoppers e o Thun), também estiveram presentes o Boca Juniors (Argentina), o FC Porto (Portugal), o Dínamo de Zagreb (Croácia), o Maccabi Haifa (Israel), o Napoli (Itália) e o Red Bull Salzburg (Áustria).

FC Zurich invicto na fase de grupos
Pelo Grupo A, o FC Porto e o Dínamo de Zagreb fizeram uma verdadeira batalha pela liderança. Com uma vitória por 3 a 0 diante do Blue Stars, a equipe portuguesa começou o torneio com o pé direito. Depois disso, empatou em 1 a 1 com o Maccabi Haifa e também com o Grasshoppers. Já o Dínamo empatou sem gols nas suas duas primeiras partidas, contra Grasshoppers e Maccabi, antes de derrotar o Blue Stars por 2 a 0.
Com esses resultados, os dois clubes chegaram a cinco pontos e duelariam diretamente por uma vaga na final. Com um gol de Rafael Dinis Alves e Silva nos minutos finais no último minuto do jogo, o FC Porto venceu o clube croata por 2 a 1 e se classificou. Antes disso, Christian Twasam havia aberto o placar para os portugueses, mas Alexander William Molano tinha deixado tudo igual.
Já pelo Grupo B, o FC Zurich não deu chances aos adversários. Em quatro jogos, o clube marcou nove gols e não sofreu nenhum. Davide Mariani balançou as redes quatro vezes para o clube suíço. Com vitórias por 2 a 0 contra o Thun, 4 a 0 contra o Napoli e 3 a 0 contra o Red Bull Salzburg, o time suíço já havia garantido a liderança antes de enfrentar o Boca Juniors em uma reedição da final do ano passado que acabou terminando com o placar zerado.

Atuação convincente do Dínamo
Na luta pela medalha de bronze, o Dínamo de Zagreb e o campeão do ano anterior se enfrentaram. O Boca Juniors dominou a partida desde o primeiro minuto, mas não conseguiu criar nenhuma grande chance de gol. No final do primeiro tempo, o clube de Zagreb estava melhor e colocou pressão sobre os argentinos. Na segunda etapa, os croatas foram recompensados com um gol de Filip Mihaljevic. O Boca insistiu em busca do empate através de um chute de Kevin Luis Genaro e uma cabeçada de Guillermo Matías Fernández, mas sem sucesso. Depois disso, o Dínamo ficou valorizando a posse de bola no campo de defesa e garantiu a terceira colocação.
No jogo pelo quinto lugar, o Thun derrotou o Grasshoppers por 3 a 1 em um duelo de equipes suíças. Mathieu Salamand anotou um gol e Ardit Zenuni fez os outros dois do Thun, enquanto Amar Sabanovic descontou para o clube de Zurique. "O torneio é um evento fantástico", afirmou o técnico do Thun, Rüdiger Böhm, em entrevista ao FIFA.com. "O público é ótimo e a organização é de primeira. É certamente um grande momento não apenas para a Suíça, mas também em todo o planeta. Fiquei muito satisfeito com o rendimento do meu time. Tivemos um pouco de azar na primeira fase e com um gol a mais teríamos conseguido disputar a terceira colocação. Mas considerando que foi a nossa primeira participação, fizemos boas atuações e foi uma boa publicidade para o Thun."

Excelente driblador contra grande goleiro
A final entre FC Zurich e FC Porto foi uma exibição de futebol do mais alto nível, para a alegria do público presente. Os portugueses começaram com tudo e deixaram claro desde o início que foram à Suíça em busca do título do Torneio Juvenil FIFA/Blue Stars. O clube levava muito perigo para o gol adversário, mas ou errava as conclusões ou parava nas mãos do excepcional goleiro René Borkovic. O FC Zurich também criou algumas boas chances, mas não soube aproveitá-las.
Após o intervalo, a situação não mudou. O FC Porto continuou dominando e pressionando para tentar abrir o placar. Quase todos os ataques passavam pelo impressionante Christian Twasam, de quem era muito difícil roubar a bola e que impressionou com os seus dribles. Mas também o jogador ganês foi detido muitas vezes pelo goleiro do time local. A sorte parecia estar mesmo do lado do clube suíço quando, no final do jogo, o FC Porto deu uma boa cabeçada, mas a bola acertou a trave.
Assim como no ano anterior, a partida foi decidida nos pênaltis. E mais uma vez, o FC Zurich levou a pior, já que Ali Imren, Davide Mariani e Marcel Thoma desperdiçaram as suas cobranças. Enquanto isso, Tó-Zé Pinheiro de Carvalho e Christian Twasam converteram os seus pênaltis e abriram uma vantagem de 2 a 0 para o Porto. O gol decisivo foi anotado por Edu Marques de Castro Silva, depois que Ricardo Alves Coelho da Silva chutou na trave. Com isso, a equipe portuguesa garantiu o seu primeiro título do Torneio Juvenil FIFA/Blue Stars.

(Desculpem o PT-BR (Artigo FIFA.com)

0 comentários:

Enviar um comentário