Futebol... Americano!

Como eu já vos tinha dito neste blog, sou um seguidor atento de outro futebol, neste caso o Futebol Americano!

Sigo com particular interesse esta modalidade, não só pelo espectáculo que envolve, bem como a diferença que encontramos nos pontos fundamentais que deviam reger qualquer competição.

Vamos por partes:

PARTE I (aquilo que devia ser transposto para o nosso futebol)

1. Estão a decorrer neste momento os Playoffs, que tem regras especificas face á época regular, quer seja nos prolongamentos (normalmente o primeiro a pontuar ganha, no caso dos playoffs as duas equipas devem ter uma posse de bola).

2. Várias decisões erradas dos vários árbitros (e lá todos podem marcar faltas, não como as duas jarras que adicionaram agora na UEL e na UCL) foram revertidas durante este fim de semana de acordo com "reviews" feitos em vídeo.

3. Os horários são feitos para as transmissões televisivas, mas o que é certo é que os jogos decorrem a horas que permitem aos estádios estarem complemente cheios.

4. Todas as decisões que possam impactar com os jogos já foram tomadas anteriormente, não sendo feitas á medida que cada equipa vai ou não passando.

5. A nivel financeiro, os resultados daquela liga são brutais.

PARTE II (marketing, meus senhores...)

1. Como é possivel ser mais barato comprar uma camisola de um clube de futebol americano na Europa do que uma camisola de um clube de futebol português?

2. Como é possivel ser mais barato ver todos os jogos de um campeonato estrangeiro do que meia dúzia num mês no futebol português?

3. A estratégia de marketing destas ligas norte-americanas devia ensinar qualquer coisa aos clubes,principalmente ao Porto que a nivel de marketing e relação com os fãs está ainda muito mal (principalmente os de mais longe).

O futebol é um espectáculo e devia ser tratado como tal. A relação entre os clubes e os fãs, bem como da própria liga com os fãs devia ser melhorada.

O respeito pelas leis do jogo e o aumento das condições para que essa tão famigerada "verdade desportiva" exista deviam ser preocupações dos organismos do futebol para que realmente pudessem transformar o "soccer" num desporto seguido por ainda mais milhões... (lembrem-se dos números envolvidos na Super Bowl e de que é um desporto praticado apenas num país profissionalmente)...


"In terms of "total audience," the amount of people who watched part of the event, the difference was larger with the Champions League pulling in 206 million throughout the game while the Super Bowl managed 162 million."



2 comentários: Leave Your Comments

  1. Também costumo acompanhar a NFL e o College Football através da ESPN America...
    Inicio dos playoffs ontem com duas grandes supresas: a eliminação dos Saints do Brees e Eagles do Michael Vick, assim como a vitória no ultimo folego dos Jets.
    Principais candidatos para mim: Patriots e Bears, apesar do enorme jogo ontem dos Packers.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida Patriots! São o meu clube lá do estaminé...

    ResponderEliminar