BREAKING NEWS
Loading...

[Análise] FC Porto 5 - 0 SL Benfica (Liga ZON Sagres - 10ª Jornada)








Ora até eu, adepto portista convicto de uma vitória sobre os vermelhos da capital não estava á espera de uma coisa destas.

Se há alguma coisa melhor do que vencer o Benfas, é sem dúvida humilhar o Benfas. E foi isso que aconteceu ontem no estádio do Dragão. O FC Porto venceu e convenceu perante uma equipa que deu menos trabalho que um adversário da Liga Europa.

Ontem o Benfas uma derrota histórica aos pés de um Dragão que diziam comandado por um puto e ajudado pelos árbitros… a única coisa que tenho a dizer é que se fez justiça.

Bom jogo, sem falhas nem atrofios da defesa azul e branca, um meio-campo certinho e demolidor e uma linha avançada que deixa com inveja qualquer clube europeu (não digo que somos os melhores, mas ontem demonstrámos que temos jogadores com classe para qualquer clube).

O que fica na memória (para além de 5 secos) é o extraordinário golo de Falcão, o jogão de Hulk e Beluschi, o senhor Moutinho e os primeiros toques na bola do menino James (e que belos toques).

Nota especial para a Galinha… é daquelas cenas que vamos querer ver outra e outra vez. (tá aqui o video mais abaixo)








Uma vez que gostei de tudo, vou compactar:

A dupla do costume - Hulk, Falcão - Extraordinários. Quanto a Hulk ainda a maior parte da equipa contrária deve andar á procura dele (pelo menos o Coentrão e David Luiz ainda andam á procura dos rins). Falcão é o avançado que já conhecemos. E ontem foi de novo. Aquele golo de calcanhar… fez-me lembrar outras glórias, outros tempos… mas a mesma raça e o mesmo querer. Provou ontem que este Porto é um grande Porto…

Moutinho - Não me canso de ver este rapaz jogar á bola. A garra com que ele joga e disputa cada bola. Recupera bolas, entrega passes milimétricos, defende e ataca e ainda é inteligente o suficiente para saber levar amarelos na altura certa. Foi (a meu ver) a compra mais acertada deste ano.

Belluschi - Eu sou um critico do argentino. Raramente gostei do que ele fez o ano passado e já este ano me irritei com ele. Mas ontem foi brilhante. As assistências para os 2º e 3º golo, após operação cirúrgica a frio sobre os rins dos defesas contrários foram impressionantes.

Sapunaru - O homem ontem estava doido. E não só pelo esforço defensivo, onde foi simplesmente espectacular. Foi lá para o final do jogo quando dou por ele a passar a correr pelas costas do Hulk a pedir a bola lá á frente… e digo eu: "Mas desde quando é que o Sapunaru joga depois do meio-campo?"… bem, ontem… deu para tudo!

O Resto do FCP - A começar no Guarda Redes até ao avançado, passando pelos suplentes foi tudo impressionante. Ontem assistimos a um concerto de uma orquestra sinfónica onde tudo saiu perfeito, desde o primeiro ao último minuto.

Villas-Boas - Se vimos um concerto, este é o maestro. Dêem umas chutarias ao homem e deixem-no correr ao lado dos jogadores tal a energia com que se movimenta em frente ao banco. Parece que quer jogar com o resto da malta… grande André, até com a imprensa o rapaz não falha. És grande...







A policia - Desde a chegada ao Porto e o transporte dos lampiões até ao dragão, até á condução das claques e o cerco ao estádio, por momento pensei que o Porto estivesse a rebelar-se e que uma guerra civil estava em curso… se calhar era melhor chamarem o exército. Que parvoíce… e andamos nós a pagar essa palhaçada.

A comunicação social - Dois dias, provocações sem fim e um cerco policial digno de um filme do Chuck Norris. E depois, existe um parvo que lança uma bola ao autocarro e já estão todos cheios de títulos "VIOLÊNCIA NO DRAGÃO". Para não falar da palhaçada dos comentadores da Sport TV que quando o Salvio joga com as mãos a bola dizem "Ainda bem que o árbitro não marcou que já está 3-0". Deixem-se de proteccionismos ao clube do regime.

As bolas de golfe - Pá, já paravam com essa merda… ainda não perceberam que isso não ajuda nada nem ninguém e que só prejudica o clube.













50 mil pessoas viram o Porto aumentar a sua vantagem para 10 pontos sobre o seu rival. 50 mil pessoas viram o Porto humilhar o Benfica e arrumar a questão sem espinhas. 50 mil pessoas deram uma expulsão. Se ouvir aqueles "Olés" na TV foi arrepiaste, imagino no estádio. Deixo esta nota simplesmente porque ontem o Porto jogou com 12 e isso fez toda a diferença...

2 comentários: Leave Your Comments

  1. lindo, lindo. para contar às gerações vindouras!!!

    Abraço,
    Jorge
    Porta19

    ResponderEliminar
  2. Foi sem dúvida uma noite de glória da nossa equipa, uma noite de confirmação da superioridade que estava à vista de toda a gente, menos de alguns fanáticos vermelhos que apenas se desculpam com outras coisas.
    Desta vez, ainda que sendo prejudicados pela arbitragem (2 foras de jogo mal tirados e 1 penalti por marcar), levaram um banho de bola que não foi brincadeira! Tão cedo não se esquecem e certamente que vão andar mais caladinhos e remetidos aos seu lugar...o 2º lugar!!!
    Gostei de (...tudo):
    Laterais - Álvaro mais espectacular, Sapu muito eficaz, estamos muito bem servidos!!!
    Centrais - Rolando mais discreto, Maicon a efectuar a limpeza do costume, meteu Kardec no bolso de tal maneira que ninguém deu conta que ele esteve em campo.
    Meio Campo - A dinâmica do costume, Moutinho fabuloso, Bellu brilhante e Guarin a cumprir (num lugar que nem é o dele).
    Ataque - Aqui está sem dúvida a dor de cabeça de todos os adversários, estes 2 extraordinários jogadores, Hulk e Falcao, acompanhados pelo Varela que quando engata é um caso sério, são absolutamente demolidores para qualquer defesa.

    Particularmente:
    Hulk - ...que mais há a dizer, ainda há dúvidas de que neste momento é um dos melhores jogadores do mundo?! Felizmente, como diz o seleccionador do Brasil Mano Menezes, é um jogador que se destaca pela força. Espero que continue muitos anos à frente da selecção!!!
    Espero que ele quando vir imagens do David Luiz, que ele gosta tanto, não veja a jogada do 1º golo em que o Hulk o deixa praticamente de gatas, foi penoso de mais...
    É que o Hulk conseguiu dar cabo de 2 dos melhores defesas da actualidade, David Luiz e Coentrão...
    Falcao - Este homem é um poço de talento e garra, o 1º golo dele é uma obra de arte, caso fosse uma final europeia ficava para a história tal como o Madjer, e quanto a mim, a execução é bem mais dificil.
    Moutinho - Tava dificil, mas estou rendido aos 11M que custou, nestas situações, que se lixe o dinheiro, foi um grande investimento e cheira-me que estamos a construir um capitão...
    Belluschi - Está a demonstrar agora porque razão era um dos melhores jogadores a jogar na Grécia. Está numa forma soberba e como se não bastasse Hulk, também ele fez vergar David Luiz. Foi sem dúvida o motor atacante da equipa, principalmente na 1ª parte.
    Sapunaru - Merece um destaque depois de tudo o que passou no ano anterior. No inicio do ano estava muito preocupado com a saída do Fucile, neste momento, já não estamos dependente dele. Demonstra uma solidez defensiva impressionante, sem dar um saltinho ao ataque de vez em quando. Quanto a mim o facto de subir pouco prende-se com instruções de AVB, com Belluschi a dar maior parte do apoio daquele lado e com Hulk a jogar assim, para quê mais um a atrapalhar?!

    ResponderEliminar