BREAKING NEWS
Loading...

Ainda a malta da pipoca...


 Ele há merdas que me tiram do sério... e os pipoqueiros são uma dessas merdas... (os textos a amarelo são pipoca-talk)

No sábado fiz 600km para ir ver o Porto ao Dragão, algo que me dá um gozo imenso e que volta a dar uma injecção de energia para continuar a ser dragão pelas bandas de Lisboa.

Ao chegar ao estádio e ao tomar o meu lugar, já por perto ouvia dizer:

O AVB é maluco, o Maicon é um coxo (eu também não gosto dele e prefiro o Otamendi, mas caramba, o homem é que sabe... o que vai na casa...). 

Minutos depois falava-se então que:

Isto hoje vai ser complicado, está frio, o campo está meio seco (ou meio molhado, segundo as várias opiniões).

Inicio da partida e aos 16 segundos o Guimarães chuta á baliza. 

" Epá,  hoje vamos perder. Esta merda não tão a jogar nada" (eu acho que ainda não tinha sequer visto um jogador do Porto a tocar na bola, mas já era o fim do mundo)

Avança o jogo e o Belluschi estava em dia não (também temos direito), mas os comentários eram qualquer coisa assim:

"Aquele gajo é um inútil, não consegue fazer um passe de jeito, nem sei porque é que ainda está no Porto." (caramba, o homem marcou um golão ainda há uma semana e agora já é um Mariano?)

Mais uns falhanços e continuava o espectáculo de assobios e bocas foleiras aos nossos jogadores. Ao intervalo a análise era a seguinte:

"Tá tudo fod... , vamos perder pontos hoje e não tarda nada o Benfica ultrapassa o Porto."
"Ainda não fizemos uma jogada de jeito, isto hoje tá bonito..."
"O Guimarães só não marcou porque ainda não calhou!" (esta é demais, lembram-se do remate aos 16 segundos...? Não, nem eu! Foi o único) . Do meu ponto de vista a esta altura estávamos contra um autocarro e tinhamos que mudar qualquer coisa que aquilo tava a bater em pedra dura. Mas bora lá... 

Inicio da segunda parte e o estádio estava com 36000 pessoas. Nos topos o apoio não parava e havia uma malta nas centrais (eu incluído... ) que tentava incentivar a equipa. Mas eramos uns 10000 no máximo.

De um momento para o outro, chegam as substituições (Guarín por Belluschi)

"Olha Olha, tira um coxo e mete outro..." (raios, queriam quem, o Mariano? Se fosse na SIC ainda entrava o Gaítan, mas assim...)

Entretanto mais uns assobios e mais uma substituição, entrada do Cebola.

"Epá, mas o Villas Boas tá doido..." (como devem calcular, aqui já tinha perdido a capacidade auditiva e estava centrado em ver o jogo...)

GOLO!!!! (Ora aí está, já somos 36000 a apoiar a equipa...) Allez Porto Allez.. mmm ... Allez Porto Allez

Ora voltam a ser 15000 e agora o alvo é o árbitro (essa eu dou razão) e em menos de nada...

"1 a 0, isto vai correr mal, não estamos a defender nada de jeito" (ora ai está o regresso...)

Até ao golo do Cebola foi mais do mesmo... num sector inteiro acho que foram 10 pessoas que aplaudiram de pé a saída do James...

A essa malta... 

vocês deviam ter orgulho de entrar no Estádio do Dragão. Não sabem a sorte (ou previlégio) que têm de poder ver o Porto ao vivo todos os jogos em casa sem precisarem de andar meio país para o fazer. De poderem vibrar e apoiar os jogadores ali, de ver espectáculos únicos como os 5-0 aos visitantes...

Durante 90 minutos não consigo beber nada, comer nada porque o nervoso miudinho aperta de tal maneira o "gargantil" que nem 100 Mebocainas resolvem o problema. A única cura é o Golo e a explosão de alegria que isso traz.
Ser Portista é mais do que vestir uma camisola e pôr um cachecol. É defender o clube e acima de tudo apoiá-lo. Podem não gostar do rumo das coisas, mas se um jogador ouve um aplauso e se entusiasma, também ouve o assobio e se desmotiva...

Muitos não sabem o que é ser Portista em Lisboa, mas pior do que isso, muitos não sabem o que é Ser Portista no Porto...



7 comentários: Leave Your Comments

  1. Tens razão eu já vi esse filme... é um "povo" que, no estádio, não perdoa nada ... mas depois disso tem um coração do caralho! É uma exigência extrema que obriga a um empenho total.
    Cá fora, "cara a cara", são de uma simpatia, correcção e atenção igualmente extremos.
    Se arranjares algum amigo do Porto vais perceber isso.

    ResponderEliminar
  2. fuckin' perfect.
    nem todos são assim, é verdade, mas há muito boa gente que só está bem a dizer mal. e depois dos golos...são os maiores outra vez.

    enfim, a malta que ature!

    abraço e parabéns pela lucidez das tuas opiniões,
    Jorge

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente acontece muitas vezes.
    Apesar de só precisar de apanhar o metro à porta de casa para ir ao Dragão sinto exactamente o mesmo.
    Tens toda a razão.

    ResponderEliminar
  4. manuel silva moutinho7 de março de 2011 às 15:30

    Eu sei o que é ser portista em lisboa,pois vivi na margem sul,em almada e corroios 34 anos,e quando fui para aí em 1972 ainda mais dificil era,mas compreendo as criticas embora eu não as faça,mas acho que é por amor ao clube que as pessoas exigem muito,embora as vezes exageram,mas no fundo todos queremos o mesmo para o nosso Porto.Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro :

    ..."Ser Portista é mais do que vestir uma camisola e pôr um cachecol"...


    Nem mais !

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Excelente retrato do espectador, infelizmente cada vez mais típico, digo eu, no Estádio do Dragão...

    Felizmente não tenho de percorrer 600km para ir ao Dragão o que me permite estar lá (ou no Dragãozinho) com grande assiduidade mas infelizmente que tenho de levar com os pipoqueiros quando lá estão.....nada contra eles enquanto pessoas...simplesmente é gente que não percebe nada de futebol..esse de aos 20 segundos já estarem a dizer que não estamos a jogar nada é genial..

    No local onde costumo ficar há lá um tipinho esguio, óculinho à garrafão, dos seus 50 anos, que me mete um noooooojo...é raríssima a jogada em que a besta não insulta os nossos jogadores...Hélton, Rolando, Moutinho, Hulk....não escapa um...unzinho que seja...seja um passe lateral, uma defesa pra canto, um passe mal medido lá está o tipo a insultar e a asnear...enervante....muito enervante...e nem os olhares reprovatórios de quem o circunda o coíbem...

    http://odiabodeazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar