[Análise] SK Rapid Wien 1 - 3 FC Porto (UEFA Europa League - Matchday 5 - Grupo L)








Que grande vitória a de ontem em Viena! Não que tenha representado um titulo conquistado, mas principalmente porque atira ao chão os argumentos daqueles que defendiam que o Porto estava a descer e que André não iria conseguir manter o Porto a jogar bem por muito mais tempo.

Se é certo que nos últimos jogos (sem contar o do Sporting), o Porto encontrou problemas de motivação (adversários pequenos ou competições "secundárias"), ontem demonstrou que é um equipa que tem a fibra necessária para ser campeã nacional e para "quem sabe" vencer a Liga Europa (ou pelo menos morrer a lutar por isso).

Foi um jogo dificil, não a nível táctico ou de qualidade do adversário, mas sim pelas condições adversas que quase nivelavam as duas equipas. Digo quase, porque só existe um Falcao.

Já tinhamos encontrado um campo dificil em Coimbra, mas este era diferente. O adversário era claramente beneficiado pelo estado do terreno (em Coimbra nenhuma das equipas podia jogar futebol) e tinhamos de dar tudo e deixar tudo em campo. Foi o que aconteceu.

Realço dois momentos claros no jogo. O primeiro a saída de Fernando e a entrada de Guarín que voltou a provar que neste tipo de jogos, onde a raça e o combate é que ganham a partida "pode" ser melhor alternativa que o Fernando. O segundo, o golo do Rapid, porque deu o abanão que faltava para que o Porto se lançasse para cima do adversário e tomasse conta da partida.








Falcao - Falcao é o homem golo. Fez o seu primeiro hat-trick com a camisola dos dragões e fazer isso em Viena sob neve é mitico. Foi uma noite que os portistas vão concerteza recordar daqui a muito tempo.

Hulk - Voltou a não estar incrivel. Mas já se notou que até a baixa de forma do Incrivel não o torna um jogador dispensável. Luta que se farta, a correr ao lado dos defesas austriacos, era como se tivesse correntes de neve nos pés e os outros fossem de pneus carecas.

Guarin - Entrou bem para o lugar de Fernando. Soube dar luta e aguentar uma posição que no jogo de ontem era talhado para o efeito. Soube passar a bola e soube orientar as posições. Bom jogo!

Moutinho - Basta não lhe darem porrada e o homem volta logo ao jogo. Quando não está a ser perseguido e espancado com a conivência do trio de arbitragem o rapaz faz passes, martela a cabeça aos adversários e assiste para jogadas de golo. Continuo a dizer que foi a melhor contratação do ano.

Linha Defensiva - Estiveram bem em 99% do jogo. Souberam adequar-se ao tipo de jogo (que para quem não está habituado é propicio a expulsões) e defender-se de uma equipa que estava muito mais habituada a neve. Bom jogo de Otamendi. Pena o lance do golo do Rapid.








Linha Defensiva (no lance do golo) - Ora pois, ficou tudo a dormir. Acho que isto diz tudo.

Helton - Já é a segunda vez que uma hesitação do Helton é sinónimo de um golo (sim, eu acho que ele na casa da lagartagem podia ter feito mais). O rapaz deve andar distraido com qualquer coisa.











O Porto é lider do grupo L. Vai ser cabeça de série e pode agora pensar em rodar novamente jogadores no último jogo do grupo.

De qualquer modo, apenas uma nota final em relação a Fernando. Penso que o AVB não deveria ter arriscado com estas condições. Mas isto é a minha opinião...

1 comentário: Leave Your Comments

  1. Com chuva, com neve, com o que quiserem! Com Falcao vamos a todo o lado!!!
    Concordo que o Fernando não deveria ter jogado num terreno tão perigoso.
    Continuo a não perceber a ausência do James, começo a achar que se aperceberam que é um flop, e como tal os que têm jogado são melhores...é uma pena, espero não ser isso que se está a passar.

    ResponderEliminar