BREAKING NEWS
Loading...

[Análise] Sporting CP 1 - 1 FC Porto (Liga ZON Sagres - 12ª Jornada)







Agora que já tive tempo de acalmar e olhar para o jogo de novo de uma forma mais calma e tranquila, pude mudar de visão sobre o jogo.

A minha primeira reacção foi um pouco a quente, ralhar e achar que o Porto tinha feito o pior jogo da época.

O porto entrou pior, é verdade, muito apático e displicente. Na jogada que isola Falcão em frente ao Rui Patrício pensei que a coisa se estava a compor, mas afinal ainda não se via Porto.

Na altura do golo, francamente já esperado para os lados dos verdes, Maicon volta a fazer das suas (eu já tinha avisado) e vamos para o intervalo a pensar que iamos repetir o jogo do ano passado.

Na segunda parte voltámos com mais atitude e até ao golo crescemos. A partir daí mantivémos o jogo em altas, mas um erro do Maicon (eu já tinha avisado) deitou tudo a perder e o empate foi o resultado possivel.

Tendo em conta a história com o Sporting (lembram-se que o ano passado apanhámos 3 em Alvalade na melhor altura da equipa) até foi um bom resultado.

No final de contas, o Porto enfrentou um Sporting diferente, mais arrojado e destemido e disposto a fazer tudo para quebrar a nossa invencibilidade. No final ganhámos um ponto, não perdemos dois.







Falcao - Um grande jogador. Falhou uma ou duas chances, mas facturou o golo do empate e procurou sempre o golo. Foi dos que mais se desmarcou e tentou.

Hulk - O homem ontem não esteve incrível. Mas defendeu e ajudou a consolidar nas alturas piores e chegou mesmo a fazer cortes na defesa. Tendo em conta

Sporting - Eu continuo a defender o que disse o ano passado depois do jogo de Alvalade. Eles treinam o ano todo para jogar connosco. Só pode... Organizados, defensivamente competentes e com uma pressão digna de uma equipa da Champions... O Paulo Sérgio ainda deve andar a perguntar onde é que este Sporting costuma jogar...







Maicon - Já não é a primeira vez que este jovem resolve complicar a vida ao resto do grupo. Acho que precisa seriamente de ser corrigido (o banco faz maravilhas...)

Fernando e Varela - Não os culpo por erros cometidos ontem. Varela estava claramente em subrendimento (vem de uma lesão) e acho que nem devia ter entrado em jogo. Quanto a Fernando falhou muito, acho que também por vir de uma lesão estar longe de forma. Penso que ter entrado com Guarín e um dos Rodriguez (James preferencialmente) teria tido mais resultados.

Belluschi - Ontem era um dia que precisava de ser o Belluschi... e não foi. Não conseguiu sair da pressão e ficou nas covas quando o colectivo precisou dele...

Sporting - Se uma parte do Sporting merece uma boa nota, a agressão de Maniche a Moutinho, o já "habitual" jogo de ratice do Liedson favorecido pelos árbitros são pontos que em nada dignificam o clube de Alvalade.












O Porto ontem podia ter jogado mais e melhor, mas um empate em Alvalade não pode ser, nem é um mau resultado. Se fosse na Luz, seria também um bom resultado. Temos de parar de pensar que o campeonato está feito só porque ganhámos por 5 ao rival encarnado. Temos de manter o nível em altas e jogar até á última jornada.

Foi um jogo que valeu pelo ponto conquistado e pela maneira como acorda o Porto para que ainda vamos ter jogos difíceis e precisamos de estar atentos.

Esta semana farei uma análise mais detalhada ao 11 apresentado...

4 comentários: Leave Your Comments

  1. Sim, ganhamos um ponto mas podíamos ter ganho 3.

    Não concordo quando falas do segundo erro do Maicon. Não há erro, há simulação à Liedson (já é tão useiro nisto que até já merece um tipo de simulação com o seu nome)

    Não foi mau de todo, mas foi o que foi possível. Passado este jogo, temos boas hipóteses de chegar a meio do campeonato invictos. Não é uma necessidade, mas é claramente um estímulo

    ResponderEliminar
  2. Sim, ganhamos um ponto mas podíamos ter ganho 3.

    Não concordo quando falas do segundo erro do Maicon. Não há erro, há simulação à Liedson (já é tão useiro nisto que até já merece um tipo de simulação com o seu nome)

    Não foi mau de todo, mas foi o que foi possível. Passado este jogo, temos boas hipóteses de chegar a meio do campeonato invictos. Não é uma necessidade, mas é claramente um estímulo

    ResponderEliminar
  3. Eu não estava a falar do erro no sentido da falta, mas sim do facto de deixar -se antecipar num lance que claramente exigia outra frieza.

    ResponderEliminar
  4. Basicamente está tudo dito na tua análise. Só acho que foi excessivamente desvalorizada a péssima actuação de Jorge Sousa, sempre a pender para o mesmo lado. Tudo bem que o SCP jogou melhor no 1º tempo, mas a equipa de arbitragem não tem que recompensá-los por isso. Mesmo assim, acho que a boa 1ª parte do SCP muito tem a ver com a quantidade de asneiras do Maicon e do Fernando nas saídas para a frente.
    Epá, quanto ao Moutinho, pois, eu também ficava incomodado, a sarrafada começou aos 2 minutos e terminou um pouco antes dele sair. O Maniche e André Santos fartaram-se de varrer...e nenhum foi expulso!
    Certo é que não foi um jogo muito conseguido, apesar de eu achar que estávamos a apertar na 2ª parte e o SCP começou a jogar o seu normal, ou seja, fraco. Se não fosse o erro do Maicon e do Jorge Sousa (que foi na cantiga do fiteirinho), continuávamos à procura do 2º golo.
    Menos mal, nestes jogos o importante é não perder...e foi o que conseguimos...

    ResponderEliminar