Bem, mas o jogo valeu a pena. Foi o primeiro teste a sério ao FCP de André Villas-Boas e até correu com sucesso. Jogámos com alguma dificuldade contra os 11 turcos e 5 espanhóis (sim, Jorge, os fiscais de linha e auxiliares eram tão ladrões como o principal) e mesmo só com 10 e depois com 9 fomos capazes de demonstrar o nosso futebol.
Entrámos com alguma cautela e algo passivos, compreensivel face ao ambiente hostil e á necessidade de não cometer nenhuma infantilidade que custasse mais tarde o jogo. Após os primeiros minutos mais calmos fomos crescendo e fizemos um golo que acalmou imediatamente aqueles adeptos que não se calavam. Se o segundo tivesse sido validado (já disse que fomos roubados?) então nunca mais piavam.
Veio a expulsão de Maicon (raio do gaiato) e mais um penalti que ficou por marcar (já disse que fomos roubados?) e os gajos empolgaram-se outra vez.
Nota positiva para AVB. Substituir imediatamente o avançado pelo central poderia dar ainda mais força animica ao adversário e destabilizar os jogadores em campo. Bem pensado pelo treinador.
Segunda parte e demonstrámos a classe do futebol do FCP. Sem desculpas, sacrifica-se um avançado e entra um central para repôr (para mim o Otamendi já era titular com Rolando, mas pronto) e adapta-se á forma de jogo do adversário.
Chegou depois Hulk e resolveu... Ainda deu para toques de classe e aplausos num dos estádios mais dificeis do mundo.
Resultado final apenas manchado por mais uma expulsão. O golo do Besiktas acabava por ser natural pelo andamento do jogo.
Gostei de...
HULK - Fez o que se pede a um jogador que tem a influência e a qualidade que já todos reconhecem a Hulk. Oportunista e aproveitador, a cada falha da defesa contrária matou. Correu, lutou, marcou e saiu quase de rastos. Mas é o jogador que muda tudo... e ainda bem que joga de azul e branco.
Helton - Como um pedaço de elástico á volta do braço muda tanto um jogador. Parece outro o Helton deste ano. Responsável, confiante e atento o capitão do FCP tem chegado para as encomendas. Ainda tem tempo para gritar que se farta com a defesa e ir chamar meia dúzia de nomes intercalados com outras tantas verdadas ao raio do espanhol.
Falcão - O falcão é daqueles jogadores que dá gosto ver. Principalmente numa altura em que o dinheiro fala mais alto do que os valores, ver um jogador a correr e a suar por uma camisola e por um clube é qualquer coisa que vale a pena lembrar sempre. 2 Golos e uma grande penalidade que o mundo viu, menos o espanhol fizeram toda a diferença. (Já disse que fomos roubados?)
André Villas Boas - Epá. O raio do "puto" é um génio ou não é? Ele sabe... Grande estratégia e boa motivação fizeram o resto.
O resto da malta - Sapunaru, Moutinho, Rolando e mais uns quantos demonstraram o quanto de dragão que é necessário em grandes competições. Nota especial para Sapunaru que provou que tem lugar neste FCP (principalmente após os flops de Fucile)
Irritei-me com...
Fernando - Este foi fraquinho. Aquele segundo amarelo foi de puto dos júniores...
Maicon - Não gostei. Nada!
El Cabron e sus muchachos - Ainda falam dos árbitros tugas. Este é ruim... muito ruim! Eu já não digo mais nada quando me calhar o Paixão ou o Xistra... vou pensar que me podia sair este quinteto.
Resumo (Video)
Resultado
Conclusão
"Habemus Porto".... sim, que temos equipa já se sabia, mas ontem vimos que temos Porto! E isso é bom...
Também explicamos que existe um antidoto para más arbitragens... jogar á bola em vez de chorar e reclamar.
Este jogo resume-se em poucos pontos:
ResponderEliminar1) A roubalheira descarada verificada principalmente na 1ª parte.
2) A sabedoria de AVB ao mudar a equipa e com resultados que ficaram à vista.
3) Esse extraordinário jogador: HULK!
Se no próximo verão o conseguirmos manter vai ser um milagre...ou então a Europa anda a dormir (espero que sim...).
Também gostei de:
- Moutinho: começa a ser um hábito falar bem deste homem...confesso que aquando da contratação por 11M disse que era muito dinheiro, mas começo a achar que foi justificado.
- Falcao: Outro extraordinário jogador, mas dá menos nas vistas que HULK. Para mim este trio (Moutinho - Hulk - Falcao) tá a rebentar com qualquer equipa.
Se o 2º golo do Falcão não fosse injustamente invalidado, teriamos ganho por 4 ou 5, demonstramos ter uma equipa com grande carácter e resistência psicológica e não demos hipóteses aos turcos. Fernando faz 9 jogos excelentes e 1 mau, Hulk é mesmo fenomenal e acredito que vamos longe nesta Liga Europa.
ResponderEliminar